FANDOM

Quem poderia querer filmes ou TV quando se têm livros?

–Tiberius em Senhor das Sombras.

Tiberius "Ty" Blackthorn é um Caçador de Sombras do Instituto de Los Angeles. Ele é filho de Andrew Blackthorn e irmão de seis irmãos.

Biografia

Vida Pregressa

Tiberius nasceu em 1997, filho de Andrew Blackthorn e Eleanor Blackthorn, o quinto de sete filhos, um pouco depois de sua irmã gêmea, Livia.[1][2][3][4]

Em novembro de 2007, Ty visitou o Instituto de Nova York com sua família. De acordo com Jules, ele e Livvy estavam comendo cera, para o desespero da irmã mais velha deles, Helen.

Guerra Maligna

Pouco depois, os Blackthorn foram vítimas de uma das ações de Sebastian. Sebastian atacou o Instituto, transformando quem ele conseguia em Crepuscular para adicionar ao seu exército. Ty e as outras crianças foram capazes de escapar para Idris através de um Portal aberto pela Clave para eles, embora seu pai tenha sido transformado e seu meio-irmão Mark capturado. Pouco depois de chegarem, as crianças foram interrogadas com a Espada Mortal, que é um processo muito doloroso.

Durante a batalha em que as fadas Seelie e os Crepusculares aliados de Sebastian atacaram Idris, as crianças foram escoltadas pelo Irmão Zachariah e Helen ao Salão dos Acordos onde se esconderam pelo resto da batalha. Eventualmente, a Caçada Selvagem pôde atravessar as defesas e abriu passagem para que os Crepusculares entrassem no Salão. Entre os Crepusculares estava seu pai que se aproximou de Ty; Ty era muito confiante e não tentou se afastar. Ele poderia ter machucado ele, então, em pânico, Jules matou seu pai. Ty testemunhou o ato em primeira mão e com raiva atingiu Julian antes que Livvy o detivesse, dizendo que Jules não teve escolha.

Depois da guerra, decidiu-se que Helen seria exilada à Ilha Wrangel e Mark deixado na Caçada. Isso deixou as crianças sem guarda legal, e a Sra. Sedgewick sugeriu que as crianças pudessem ser enviadas para a Academia dos Caçadores de Sombras ou para Institutos separados, até que Jia Penhallow introduziu Arthur Blackthorn, o tio das crianças, como seu tutor e o novo líder do Instituto de Los Angeles. Quando Helen se despediu de Julian, ela pediu-lhe que prestasse atenção especial a Ty.[5]

Quando Arthur se apresentou ao chegar ao Instituto, Ty não o olhou nos olhos. Livvy explicou que Ty não queria ser rude, e desde então Arthur acredita que Ty é estranho e diferente.[6]

Paz Fria

Em 2009, Ty foi brevemente reunido com sua meia-irmã mais velha Helen em uma instância rara, em que a Clave permitiu que Helen voltasse para Idris para o casamento com Aline Penhallow.[7]

Em determinado momento, Ty decidiu que queria ir a Scholomance e se tornar um Centurião, muito para a consternação de sua irmã gêmea Livvy, que queria ser seu parabatai, e Julian, que temia o que a Clave e a cruel Scholomance poderiam fazer com ele.

No verão de 2012, Ty e seus irmãos visitaram sua tia-avó Marjorie na Inglaterra. Ele se escondeu no celeiro durante toda a visita para evitar ter que fazer tarefas domésticas e treinar. Pouco depois de retornarem a Los Angeles, chegou um grupo de fadas e ofereceram-se para devolver seu irmão Mark em troca de ajuda para encontrar o culpado por trás dos assassinatos recentes.

Ansioso para recuperar seu irmão e provar seu valor, ele e Livvy ajudaram ativamente na investigação. Querendo ajudar no campo, Ty se escondeu no carro que Emma e Julian pegaram para ir a casa de Johnny Rook; quando ele notou o movimento no porão, ele entrou na casa de Rook e atacou a pessoa que espreitava no porão, que mais tarde descobriram, era o filho de Rook, Kit. Ty segurou uma faca na garganta de Kit até Johnny os obrigar a sair. Julian ficou furioso com Ty por se pôr em risco, embora Ty não entendesse o motivo da raiva de Julian.

Ty mais tarde acompanhou sua família para resgatar Tavvy do Guardião, que era seu amigo da família, Malcolm Fade, o tempo todo. Quando a morte de Malcolm resultou na morte de Johnny Rook e, assim, Kit tornou-se órfão, Kit foi levado ao Instituto, onde foi comprovado que ele era um Caçador de Sombras. Ty sentou-se e esperou fora do quarto de Kit, enquanto o último chegou a um acordo com tudo o que ele experimentou e aprendeu.[6]

Durante as próximas semanas, Ty dormiu fora do quarto do Kit. Ty e Livvy espiaram o encontro do Instituto de Los Angeles com Clary Fairchild e Jace Herondale. Mais tarde, Ty e Livvy acompanharam Kit durante sua sessão de treinamento com Jace. Ty deu a Kit sua primeira runa, uma Iratze.[8]

Ty pegou Kit tentando escapar do Instituto e conseguiu convencê-lo a ficar dizendo-lhe seu plano para investigar os Centuriões. Isso levou Ty, Livvy e Kit a rastrear Zara Dearborn. Eles descobriram a trama dela e de Manuel para tomar o instituto de Arthur Blackthorn. Quando eles foram alertar Arthur, Diana foi forçada a revelar que Julian estava dirigindo o Instituto o tempo todo.

Quando o Instituto de Los Angeles foi atacado por Malcolm Fade e seus demônios, Arthur salvou Ty e Livvy empurrando-os para dentro do Instituto. Essa ameaça para suas vidas fez com que os Blackthorn e Kit se mudassem para o Instituto de Londres.

Sabendo que os Herondale podiam ver fantasmas e que havia fantasmas no Instituto de Londres, Ty convenceu Kit a obter a sua runa de Visão e até desenhou para ele.

Ty, Kit e Livvy mais tarde foram para Mansão Blackthorn e descobriram um cristal de alétheia. Isso levou-os a visitar o Mercado das Sombras de Londres. Ty, Kit e Livvy descobriram a verdadeira natureza do que aconteceu com Annabel Blackthorn com a ajuda de um feiticeiro, Shade. Sua visita ao Mercado das Sombras de Londres terminou terrivelmente quando Ty, Kit e Livvy foram forçados a lutar contra Submundanos com raiva. Livvy ficou ferida, levando Ty a ficar perturbado. Eles foram estreitamente salvos por Magnus Bane. Depois que eles voltaram para o Instituto de Londres, Ty foi consolado por Kit.

Ty, Kit e Livvy foram enviados para pedir os ingredientes para o feitiço de ligação de Cristina e Mark na loja de Hypatia Vex.

Ty descobriu que o corvo que Annabel e Malcolm costumavam enviar mensagens era um de pedra. Usando esse conhecimento, Tye Kit passaram por um portal não regulamentado no Instituto de Londres para o Instituto da Cornualha. Ty deixou uma mensagem para Annabel dentro do corvo de pedra.

Ty, Kit e Livvy foram então enviados para retirar os ingredientes que eles pediram anteriormente. Após sua visita, foram atacados por três dos Sete Cavaleiros. Diana e Gwyn conseguiram salvá-los.

Ty admitiu na Kit que não queria ir mais à Scholomance.

Quando os Sete Cavaleiros atacaram o Instituto de Londres, Ty se juntou aos outros na luta contra eles. As chances não eram boas até Annabel Blackthorn chegar. A ameaça do poder de Annabel e Magnus combinou que os Sete Cavaleiros se retirassem. Annabel revelou que ela veio ao Instituto de Londres devido ao bilhete de Ty.

Livvy revelou que Ty finalmente concordou em ser seu parabatai.

Ty foi a reunião do Conselho, onde se reuniu com sua irmã mais velha, Helen Blackthorn e a esposa dela, Aline Penhallow. Quando Annabel foi interrogada com a Espada Mortal, ela ficou louca, matando tanto Robert Lightwood quanto Livia Blackthorn. Ty então entrou em choque.[8]

Personalidade e Traços

Ty tem uma mente brilhante e tem sua própria maneira de expressar seus pensamentos; ele vê o mundo de forma diferente e, enquanto isso é conhecido entre mundanos como autismo, não é aceito na sociedade dos Caçadores de Sombras e Ty é visto por alguns como esquisito ou estranho. Ty tende a ficar sozinho, e sua inclinação a fazer algo pode depender do seu humor às vezes. Ele também é extremamente teimoso.[6]

É confirmado em Senhor das Sombras que Ty é autista.

Ele quer ser um detetive e é um ávido fã de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle e outras histórias criminais em geral.

Ty também adora animais. Embora ele goste de muitas espécies, ele gosta particularmente daqueles com asas, como borboletas, mariposas e gosta especialmente de abelhas. Ty orgulha-se de poder desenhar insetos de forma realista.[9] Ele gasta muito tempo fora para incomodar animais como lagartos e esquilos.[6] Quando ele era jovem, ele até escondeu animais em seu quarto – como abelhas e, uma vez, uma cascavel – afirmando estar estudando e sendo seus amigos, o que muitas vezes o deixava em problemas, e também era praticamente inseparável da abelha de pelúcia que Jules tinha conseguido para ele.[5]

O quarto de Ty é limpo e organizado. Seus livros foram classificados de acordo com a cor, com suas cores favoritas perto de sua cama e aqueles que ele não gostavam estavam escondidos da vista em cantos e espaços. Embora não tenha sido organizado de forma típica, Ty saberia a localização de cada livro de cor. Seus livros mais amados, as histórias de Sherlock Holmes, ficam em sua mesa de cabeceira junto com uma coleção de pequenos brinquedos que Julian fez para ele quando ele era mais novo para ajudá-lo a se acalmar e se concentrar.

Sempre que fortemente estressado, Ty comenta que a pressão de ser apertado, seja através de um abraço ou de um simples aperto de mão, o ajuda.[8]

Descrição Física

Tiberius, ao contrário de seus irmãos, tem cabelo preto escuro e olhos cinza, ao contrário dos cabelos castanhos e dos olhos azul-esverdeados da família. Ele e sua irmã gêmea Livvy nasceram com olhos cinza, embora o dela mudasse para azul-esverdeado desde então, embora ambos ainda tenham longos cílios e lábios arqueados. JJulian põe a capacidade de Ty de ser diferente a pura teimosia. Ty aparentemente também é bastante magro, e também é visto como atraente por aqueles que o rodeiam.

Relacionamentos

Tiberius e Livvy são praticamente inseparáveis. Eles são ferozmente protetores e fariam qualquer coisa um pelo outro. Livvy é uma das poucas exceções às reservas de Ty; que de uma maneira ou de outra, Ty quase sempre dá a Livvy o que ela quer ... exceto se tornar parabatai.

Ty se importa muito com Julian, que praticamente o criou. Embora ele raramente mostre muito carinho a Julian, ele fica visivelmente chateado quando a vida de Jules parece estar em risco. Julian sai do seu caminho para tornar Ty o mais confortável possível, mostrando que eles têm um vínculo especial. Crescendo, Jules inventou maneiras de acomodar a maneira como a mente de Ty funciona e nunca o fez sentir menos ou diferente dos outros.

Competências e Habilidades

Ty não é muito de lutar, especificamente por não ter interesse nisso. No entanto quando a necessidade surge ou quando ele se sente no clima para lutas, Ty pegaria uma arma. Ele é realmente bastante habilidoso em atirar facas,[6] que é sua principal arma favorita[10], juntamente de um quarterstaff (bastão fortificado com ferro).[9]

Aparições

Galeria

Veja mais aqui

Etimologia

Seguindo a tradição familiar de ter nomes gregos e latinos, o nome dele veio do imperador romano Tiberius, que é casado com Lívia, nome que Andrew deu a irmã gêmea dele, uma ocorrência intencional que Andrew acha engraçado.[11]

Curiosidades

  • Enquanto as características de Ty não se parecem exatamente com as de seus irmãos, ele se parece com seus antepassados Blackthorn,[6] como Jesse e Rupert.[12][13]
  • Ty é parcialmente baseado no meio-irmão autista de Cassandra Clare.[14][15]
  • Ty favorece a música clássica já que ela é um redutor de ansiedade e ele frequentemente usa fones de ouvido para bloquear o ruído que pode causar desregulação/ansiedade. Ele também geralmente gosta de ouvir música.[16]

Referências