FANDOM

Outras versões
Quando os tempos ficam escuros, as regras são o que nos liga à nossa humanidade.

–Luke para um desleal bando de lobisomens, Awake, Arise, or be Forever Fallen

Luke Garroway, nascido Lucian Graymark, é um detetive da NYPD, um ex-Caçador de Sombras e atual Lobisomem, e o líder da Matilha de Nova York. Ele é uma figura paterna para Clary Fairchild, a filha de sua velha amiga e paixão Jocelyn Fray com seu ex-parabatai Valentim Morgenstern, e do amigo dela e novo submundano, Simon Lewis.

Biografia

Vida Pregressa

Luke foi um dia um forte e poderoso Caçador de Sombras que vivia em Idris. Ele era um membro do Ciclo, leal a sua melhor amiga Jocelyn, e seu parabatai, Valentim Morgenstern.

Quando as ideias de Valentim tornara-se mais radicais, Luke e Jocelyn tentaram desesperadamente e secretamente diversas maneiras de trazê-lo de volta. Durante este tempo, quando Valentim se afastou de ambos, ele e Jocelyn tornaram-se muito mais próximos e se apaixonaram, mas o par nunca demonstrou seus sentimentos por causa de seu amor por Valentim. No entanto, Valentim passou a suspeitar dos dois e acreditava que eles estavam tendo um caso. Valentim vingativamente levou Luke com ele em uma missão falsa, onde ele prendeu Luke em um edifício cheio de lobisomens que mais tarde transformaram ele.

Após o Ciclo ser palco da Revolta, roubando o Cálice Mortal depois da batalha que matou vários Caçadores de Sombras e Seres do Submundo, Luke confrontou Valentim, que o chamou de abominação e lhe disse que ele deveria ter se matado em vez de permitir que a transformação ocorresse. Pouco antes de Valentim conseguir matar Luke, Jocelyn chega e o salva, permitindo que ele fuja. Luke não viu Jocelyn por um tempo depois disso o que fez com que ele acreditasse que Valentim tivesse matado ela.[4]

Depois de se reunir com Jocelyn em Nova York, tornou-se membro honorário da família Fray, agindo como um pai para a jovem filha de Jocelyn, Clary, e seu melhor amigo Simon.

Caçada pelo Cálice

Em 2016, Luke e seu parceiro Alaric começaram a investigar uma série de assassinatos demoníacos, que eles sabiam que de alguma forma estavam ligados ao Mundo das Sombras. Ele e Alaric tentaram encobrir o caso para evitar que os mundanos, especialmente sua chefe Capitã Vargas, percebessem sua natureza sobrenatural.

Quando os membros restantes do Ciclo vieram para Nova York e encontraram Jocelyn, Luke era a sua próxima parada. Luke insistiu que ele não sabia onde o Cálice Mortal estava, e, em um esforço para se livrar deles, bem como para dissuadi-los de procurar Clary, disse-lhes que ele não se importava com elas e que só estava por perto para obter o Cálice para os lobisomens. Sem que ele soubesse, Clary estava na estação e ouvia tudo. [5]

Chegando ao apartamento dos Frays no dia seguinte, ele encontrou sua loja e sua casa saqueada, e o quarto de Clary queimado. Ele pegou as coisas de Clary e Jocelyn para protegê-las e guardar as coisas na estação. Enquanto isso, Luke estava sob pressão da Matilha para encontrar Clary e o Cálice. Ao mesmo tempo, seus superiores no recinto tinham-no sob o vigia porque os membros do Ciclo que o interrogaram apareceram mortos, e eles achavam que os interrogados eram testemunhas que Luke trouxe para entrevistar; Enquanto Luke matou um enquanto tentava descobrir os planos de Valentim, o outro foi de fato morto pelo Caçador de Sombras Jace Wayland.[6]

Ele perdeu o contato com Clary, que ainda acreditava que Luke não se importava com eles. Quando Luke não pôde contatar seu parceiro, Alaric Rodriguez, ele suspeitou que a Matilha tinha começado a perseguir Clary e rastreou seu carro. Ele encontrou Clary aprisionada em um contêiner de carga no cais. Clary tentou afastá-lo, mas Luke era muito forte e rápido para ela e ele a levou. Os outros membros do matilha, sob a liderança de Theo, bloquearam seu caminho. Para proteger permanentemente Clary, Luke lutou contra Theo, desafiando oficialmente sua liderança. Ele matou Theo, fazendo dele o novo alfa da matilha, mas a batalha o deixou gravemente ferido depois que ele foi mordido por Theo — a mordida de alfa é venenosa e tinha efeitos fatais.[7]

Luke tornou-se acamado durante horas sofrendo os efeitos negativos da mordida. Clary e os outros o levaram para o Alto Feiticeiro do Brooklyn, Magnus Bane, e o feiticeiro o ajudou a se recuperar com suas poções e magia até que finalmente acordou. Luke finalmente contou a Clary sobre seu passado com Jocelyn e Valentim. Depois de finalmente revelar que ela tinha um irmão que morreu em um incêndio, parte da memória de Clary foi desbloqueada e ela percebeu que o Cálice foi provavelmente escondido na Carta de Tarô Ás de Copas que fazia parte do baralho que Jocelyn desenhou para Dot.[4]

Com a carta entre as coisas que Luke levou da casa dos Fray e escondeu em sua mesa na delegacia, as coisas se complicam com a chegada de Ned Fisk, um agente enviado para investigar a conexão de Luke com os assassinatos demoníacos e as mortes das "testemunhas". Luke não conseguiu recuperar a carta, então Clary e Jace entraram para roubar a carta da sala de provas. Mais tarde, sua chefe e amiga Susanna Vargas foi morta na delegacia. Enquanto ele foi suspeito por um tempo, ele foi deixado de lado já que tinha um álibi sólido durante a época da morte de Vargas.[8]

Salvando Jocelyn

Quando o melhor amigo de Clary, e bom amigo de Luke, Simon Lewis foi transformado em um vampiro, Luke deu-lhe algumas dicas para ajudá-lo a se ajustar a sua nova vida, ao mesmo tempo, assegurando Clary — que decidiu fazer Simon se transformar completamente em vez de deixá-lo morrer — que isso não significaria o fim da vida de Simon.

Com Luke agora sendo o líder da matilha, ele tinha recursos adicionais devido ao seu controle sobre os lobisomens em Nova York. Ele concordou em ajudar os Nephilim em seu plano de deixar Meliorn escapar da custódia da Clave, embora o plano envolvesse vampiros, que não se dão bem com os outros, especialmente lobisomens. No final, eles ainda conseguiram trabalhar juntos e distrair os Caçadores de Sombra tempo o suficiente para libertar Meliorn.[9]

Enquanto isso, Simon ajudou a tirar a policia de seu encalço. Enquanto Luke e os outros sabiam que os "assassinatos demoníacos" tinham sido feitos por Valentim, os mundanos ainda não sabiam, e Luke tornou-se um suspeito principal devido às suspeitas de Fisk. Para fechar o caso, Luke mandou Simon fingir ser um serial killer. Eles sequestraram Fisk, e Luke atirou em Simon. Por Simon ser um morto-vivo e, embora ainda vivo, não tivesse nenhum pulso, o caso foi fechado com a opinião de que o assassino estava morto.[10]

Enquanto isso, com o carta escondida no Instituto, seu objetivo mudou, principalmente para salvar Jocelyn de Valentim.

Competências e habilidades

  • Licantropia: Como um lobisomem, Luke possui a capacidade de se transformar em um lobo. Ele também mantém a força e velocidade aumentadas, movimento gracioso, e cura acelerada, quer enquanto em sua forma humana ou quando transformado.

  • Pontaria: Como um detetive da polícia, Luke tem uma excelente visão e pontaria com a arma.

  • Fisiologia Nephilim: Quando era Nephilim, Luke possuia uma variedade de capacidades físicas e mentais melhoradas concedidos a ele pelo sangue do anjo Raziel em suas veias e também pelas marcas angelicais do Livro Gray. Isso inclui maior força, velocidade, agilidade, resistência e coordenação, que melhora ao longo do tempo e prática.
  • Magia Rúnica:Como um ex- Caçador de Sombras, Luke já foi capaz de usar runas, que lhe concedia várias habilidades sobre-humanas e outros efeitos variados que serviam para beneficiar o utente. Desde que se tornou um Submundano, no entanto, as marcas Nephilim em seu corpo perderam seus efeitos, e Luke não pode mais suportá-las.
  • Esgrima: Luke era eficiente na arte da luta com espadas.

Aparições

Aparições Primeira Temporada: 13/13
The Mortal Cup:
Aparece
The Descent Into Hell Isn't Easy:
Aparece
Dead Man's Party:
Somente crédito
Raising Hell:
Aparece
Moo Shu to Go:
Aparece
Of Men and Angels:
Aparece
Major Arcana:
Aparece
Bad Blood:
Aparece
Rise Up:
Aparece
This World Inverted:
Aparece
Blood Calls To Blood:
Aparece
Malec:
Aparece
Morning Star:
Aparece
Aparições Segunda Temporada: 20/20
This Guilty Blood:
Aparece
A Door Into the Dark:
Aparece
Parabatai Lost:
Aparece
Day of Wrath:
Aparece
Dust and Shadows:
Aparece
Iron Sisters:
Aparece
How Art Thous Fallen:
Aparece
Love is the Devil
Aparece
Bound by Blood:
Aparece
By the Light of Dawn:
Aparece
Mea Maxima Culpa:
Aparece
You Are Not Your Own:
Aparece
Those of Demon Blood:
Aparece
The Fair Folk:
Aparece
A Problem of Memory:
Aparece
Day of Atonement:
Aparece
A Dark Reflection:
Somente mencionado(a)
Awake, Arise, or...:
Aparece
Hail and Farewell:
Aparece
Beside Still Water:
Aparece

Bastidores

  • Luke é interpretado por Isaiah Mustafa em Shadowhunters: The Mortal Instruments, e uma versão mais jovem dele é interpretado em flashbacks por Nykeem Provo.
  • Diferenças dos livros:
    • Luke é um detetive, ao invés de ser proprietário de uma livraria como nos livros.

Curiosidades

  • Em uma dimensão alternativa, Luke deixou a polícia depois de ser atacado por um cão do suspeito e abriu uma rara livraria, com a orientação da versão menos mágica de Magnus Bane.[10]
    • Esta é uma referência a profissão de Luke nos livros.

Referências