FANDOM

Cidade de Vidro
Cidade de Vidro Capa.jpg
Informação
Autor(es)

Cassandra Clare

Artista da Capa Cliff Nielsen
Narrador

Natalie Moore

Data de
Lançamento
24 de Março de 2009 Eua-icone.png
01 de Setembro de 2011Brasil-icone.png
Editora Simon & Schuster
(Margaret K. McElderry)Eua-icone.png
Galera Record Brasil-icone.png
Capa

Simon Lewis (repaginada)
Jonathan como Sebastian
(edição original)

Série
Os Instrumentos Mortais
 1  2  3  4  5  6
Cronologia
Precedido por
Cidade das Cinzas
Seguido por
Cidade dos Anjos Caídos
Ordem de Lançamento
Lançado depois de
Cidade das Cinzas
Lançado antes de
Anjo Mecânico

Cidade de Vidro é o terceiro livro da série Os Instrumentos Mortais por Cassandra Clare.

Descrição

Para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar para a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras — podemos pular a regra que diz que entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e ir contra a lei pode significar a morte? E também que chegar lá, criando um Portal sozinha, só mostra o quanto os poderes de Clary são sofisticados e como isso é perigoso? Para complicar ainda mais, quando chega à cidade, ela logo descobre que Jace não a quer por perto (o que não se aplica a outras meninas...) e Simon, que nem queria estar ali, está sendo investigado por ser um vampiro que pode suportar a luz do sol.

Nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. Para localizar o bruxo, Clary contará com um misterioso aliado, Sebastian, um Caçador de Sombras (quase) irresistível. À medida que se aproxima de respostas, Clary conhece mais sobre seu passado — e consequentemente sobre o passado de seu irmão...

A Clave está reunida. Todos sabem que Valentim, fortalecido como nunca, está convocando um exército para exterminar os Caçadores de Sombras e conseguir os Instrumentos Mortais. Aparentemente, a única chance de sobrevivência é unir forças: Caçadores e integrantes do Submundo. É possível esquecer as diferenças e o preconceito de séculos para lutar lado a lado? E Clary, dividida pelo que sente por Jace, conseguirá se armar de seus novos poderes para salvar a Cidade de Vidro — custe o que custar? Jace já se decidiu: vai arriscar tudo por ela.

O amor é um pecado mortal e os segredos do passado serão decisivos para Clary e Jace neste terceiro volume da série Os Instrumentos Mortais, best seller do New York Times com milhões de exemplares vendidos no mundo.

Enredo

Continuando a partir de Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro começa poucos dias depois do desajeitado término de Clary e Simon. Com a permissão da Clave e Alicante, Magnus Bane cria um portal para enviar os Lightwood, Jace, Clary e Madeleine para Alicante. Desesperado para manter Clary segura, Jace atrai Simon para o instituto e pede que ele minta para os Lightwood sobre Clary não querer ir para Idris. Simon se recusa, mas a discussão sobre a questão é interrompida quando o Instituto é atacado por um Renegado. Durante o ataque Madeleine é morta. Simon é gravemente ferido, o que deixa Jace sem escolha senão levá-lo através do portal também ou arriscar e o Renegado matá-lo.

Clary chega no Instituto e o encontra abandonado. Magnus explica a ela o que aconteceu. Usando seus poderes Clary cria um portal. Lucas tenta impedi-la, mas em vez disso ambos são arrastados até Idris. Uma vez que ninguém entra na cidade sem ter sido autorizado, eles são jogados para fora da cidade nos campos ao redor, montanhas que bloqueiam o seu caminho para Alicante. Eles pousam em um lago estranho, com poderes reflexivos estranhos. Luke explica que eles desembarcaram no Lago Lyn, que é o próprio lago em que Raziel emergiu com a Taça Mortal e a Espada, oferecendo os instrumentos para Jonathan Caçador de Sombras (o primeiro dos Caçadores de Sombras). O Lago Lyn foi amaldiçoado para todos os Caçadores de Sombras desde então; a água é extremamente tóxica e se ingerida, provoca alucinações intensas e febre, que poderia ser seguido por loucura.

Eles viajam para Alicante, passando por um dos cemitérios de Caçadores de Sombras onde Clary tem uma visão de sua própria sepultura e Luke percebe que os efeitos da água do lago assumiram. Luke e Clary usam um beco escondido e escorregam para a cidade, apenas para ela entrar em colapso. Luke a leva para a casa de uma Caçadora de Sombras conhecido como Amatis quem nós descobrimos mais tarde ser a irmã de Luke. Amatis cuida de Clary até sua saúde melhorar e ela fica para trás com Amatis na cidade, enquanto os outros são introduzidos a Aline Penhallow e seu primo Sebastian Verlac. Alguns membros da Clave querem que Simon minta e diga que a família Lightwood são espiões de Valentim, mas Simon se recusa, o que leva à sua prisão.

Clary foge da casa da irmã de Luke para encontrar os outros, apenas para encontrar Jace e Aline se beijando. Jace grita duramente com Clary para afastá-la e fazer com que ela volte para casa. Clary vai embora, com o coração partido e Sebastian se oferece para levá-la para casa, onde encontram Amatis zangada esperando por ela. Clary organiza as coisas com Amatis, e Sebastian depois a alcança para ajudá-la com seu plano para ajudar sua mãe. Os dois vão para a casa de Ragnor Fell no dia seguinte, onde Clary fica chocada ao descobrir que Ragnor foi morto e que Magnus estava lá em seu lugar. Magnus congela Sebastian e informa Clary que ela deve conseguir um livro de feitiços no casa de campo Wayland, a fim de salvar sua mãe. Depois de descongelar Sebastian, Clary e Sebastian saem e viajam para as ruínas da mansão Fairchild, onde ela e Sebastian compartilhar um beijo que ela rompe devido ao fato de não se sentir bem. Ela pensa sobre Jace ao longo de todo o beijo. Sebastian informa Clary que Simon está na cadeia.

Clary retorna para a casa de Amatis, onde Jace está esperando por ela. Ele pede desculpas a ela por suas palavras duras, apenas para os dois para brigarem mais uma vez sobre ele não contar a ela que Simon estar na cadeia. Depois de se acalmarem eles viajam através de um portal que Clary fez na cozinha de Amatis para a mansão Wayland, e pegam o livro de feitiços e acabam descobrindo os restos de um experimento que Valentim tinha sido executado em um anjo quase morto. Eles então descobrem através do anjo que Jace tem sangue de demônio. Jace, depois que o anjo lhes mostra as visões, saca uma lâmina serafim e entrega para o anjo. O anjo se mata. Os dois mal conseguem sair da casa vivos quando ela começa a explodir e enquanto estavam deitados no chão eles compartilham um breve momento de romance apaixonado. Clary interrompe o ocorido, quando as coisas começam a ir longe demais, acusando Jace de usar ela para que ele possa odiar a si mesmo quando ele diz que culpa seu sangue de demônio por seus sentimentos incestuosos para ela. O dois retornam a Alicante e a encontram em chamas. Enquanto isso Isabelle salva Aline de ser agarrado por um demônio e a mesma depois foge. Alec vai atrás dela só para encontrar Magnus, onde eles resolvem seu relacionamento. Clary dá o livro de feitiços para Magnus para que ele possa acordar sua mãe.

Jace, Clary e Alec saem para libertar Simon da cadeia onde o mesmo é mantido e libertam tanto Simon quanto Samuel, colega de quarto de Simon, onde descobrem que ele na verdade é Hodge. Ele lhes informa que o espelho, o último dos Instrumentos Mortais, é na verdade o Lago Lyn. Hodge é então morto por Sebastian, que afirma que ele fez isso para mantê-los fora de perigo. Isso faz com que os quatro percebam que Sebastian é um espião para Valentim, que foge depois de uma batalha difícil com eles. Eles voltam ao Salão, apenas para descobrir que Sebastian matou Max. Depois do funeral de Max, Jace foge para o quarto de Clary e diz a ela que a ama e sempre amará. Os dois então adormecem de mãos dadas. Na manhã seguinte, Jace deixa um bilhete para trás e foge para encontrar Sebastian.

Clary consegue convencer a Clave a lutar com os Seres do Submundo e ensina-lhes uma runa de ligação que o anjo que estava morrendo mostrou a ela. Alec e Magnus compartilhar uma aliança, e um beijo. É durante este tempo que ela descobre depois de falar com a mãe, que tinha finalmente sido desperta do coma por Magnus através do livro de feitiços, que ela recebeu sangue de anjo enquanto estava no útero e que Jace é na verdade o filho de Stephen Herondale, filho da última Inquisidora, que também tinha recebido sangue de anjo durante a sua própria experiência enquanto ele estava no ventre de sua mãe. Isto significa que Jace e Clary não são irmãos, Jace não tem sangue de demônio, e sim mais sangue anjo, e revela ainda que Sebastian na verdade é irmão de Clary. Clary em seguida marca Simon com a Marca de Caim, um feitiço poderoso de proteção, com a intenção de salvá-lo de Raphael, que diz que os vampiros só irão lutar com Caçadores de Sombras contra Valentim se eles lhe derem Simon. A troca faz com que os vampiros lutem com a Clave. Enquanto isso, Jace encontra Sebastian falando com Valentim, que tem a intenção de usar Lago Lyn para convocar Raziel para destruir todos os Caçadores de Sombras que não beberam do Cálice Mortal. Depois de Valentim ir emboraa, Jace luta com Sebastian, que informa os laços familiares reais que Jocelyn disse a Clary.

Clary de transporta para o Lago Lyn para impedir Valentim de convocar Raziel, mas ele captura com a intenção de usar seu sangue para completar o ritual e invocar Raziel. Quando Jace chega para resgatá-la, Valentim usa o sangue de Jace para o sacrifício ao invés disso esfqueando-o no peito. Enquanto lutando contra sua dor, Clary consegue alterar uma das runas que Valentim usava em seu ritual, mudando seu nome para o dela. Quando o anjo é invocado não há nada para proteger Valentim de Raziel já que Clary mudou o nome na runa. Em retribuição por Valentim ter aprisionando Ithuriel (o anjo na mansão Wayland), Raziel mata Valentim. Clary agora é a única que tem direito a um pedido do anjo. Ela pede para Jace para ser trazido de volta à vida. Depois que ele é revivido, eles concordam em manter sua breve morte um segredo entre os dois. Há uma festa em Alicante com ambos os Caçadores de Sombras e os Seres do Submundo.

Na celebração a Rainha Seelie pede um favor a Clary, mas ela recusa afirmando que ela tem tudo o que quer.

Capitulos

Parte Um: Faíscas Voam Para Cima

  1. O Portal
  2. As Torres Demoníacas de Alicante
  3. Amatis
  4. Diurno
  5. Um Problema de Memória
  6. Sangue Ruim
  7. Onde os Anjos Temem Pisar
  8. Um dos Vivos
  9. Este Sangue Culpado

Parte Dois: Estrelas Brilham Sombriamente

  1. Fogo e Espada
  1. Todas as Hostes do Inferno
  2. De Profundis
  3. Onde Há Tristeza
  4. Na Floresta Escura
  5. Tudo Desmorona

Parte Três: O Caminho para o Paraíso

  1. Artigos de Fé
  2. O Conto da Caçadora de Sombras
  3. Saudações e Adeus
  4. Peniel
  5. Pesado na Balança

Epílogo: Pelo Céu, com Estrelas

Personagens

Caçadores de Sombras

  • Clary Fray - a principal protagonista da série, o dom de Clary é essencial para sua vitória contra seu pai, Valentim.
  • Jace Morgenstern - um Caçador de Sombras muito habilidoso, ao perceber que seu pai está vivo e é o maligno Valentim Morgenstern.
  • Alec Lightwood - o Lightwood mais velho e parabatai de Jace; a sexualidade de Alec, que é desaprovada na sociedade Nephilim, e o relacionamento com Magnus Bane levantam questões para ele mesmo e sua família.
  • Isabelle Lightwood - a bela irmã mais nova de Alec, Isabelle é uma Caçadora de Sombras forte e feroz, bem como uma filha rebelde.
  • Valentim Morgenstern - o líder notório do Ciclo, pai de Clary e Jace, e marido de Jocelyn. Com os Instrumentos Mortais agora à sua disposição, Valentine coloca seus planos para a queda de Caçadores de Sombras e Seres do Submundo em ação.
  • Jocelyn Fray - A mãe de Clary que se colocou em coma para evitar que Valentim pudesse obter respostas dela.
  • Maryse e Robert Lightwood - pais das crianças Lightwood e líderes do Instituto de Nova York.
  • Max Lightwood - o filho mais novo dos Lightwood, com nove anos de idade.
  • Sebastian Verlac - um jogador novo misterioso que conhece Clary e os Lightwood em Alicante.
  • Aline Penhallow - uma amiga dos Lightwood e prima de Sebastian Verlac.
  • Amatis Herondale - irmã de Luke que vive isolada em Idris.
  • Inquisidor Aldertree - o Inquisidor que substitui a recentemente falecida Inquisidora Herondale, Aldertree, ao contrário de seu trabalho, não utiliza de chantagens, mentiras, e não aponta dedos para inocentes para resolver um caso.
  • Madeleine Bellefleur - uma amiga de Jocelyn que afirma saber como ajudar Jocelyn a despertar do coma.

Seres do Submundo

Anjos

  • Raziel - o anjo patrono dos Nephilim.
  • Ithuriel - um anjo aprisionado por Valentim cujo sangue ele usou em seus experimentos.
mais...

Galeria

Capas

Curiosidades

  • A capa original (agora encadernada) apresenta Jonathan Morgenstern enquanto disfarçado de Sebastian Verlac. A capa repaginada (paperback) apresenta Simon Lewis com cicatrizes e sentado no chão com correntes ao redor dele, significando sua prisão no livro e a runa da Agonia atrás dele.
  • Cassandra Clare queria que a capa apresentasse Jace e Sebastian.[1]
  • O título de refere a Alicante, que é muitas vezes referida como "a Cidade de Vidro".
  • Cidade de Vidro foi originalmente definido para ser o último livro na série Os Instrumentos Mortais, mas a trilogia foi expandida mais tarde para incluir mais três livros.
  • O livro é contado a partir de vários pontos de vista, nominalmente: Clary, Jace, Simon, Isabelle e Alec.

Referências

Crônicas dos Caçadores de Sombras de Cassandra Clare
Os Instrumentos Mortais
Cidade dos Ossos Cidade das Cinzas Cidade de Vidro
As Peças Infernais Os Artifícios das Trevas
Anjo Mecânico Dama da Meia-Noite
Príncipe Mecânico Lorde das Sombras
Princesa Mecânica A Rainha do Ar e da Escuridão
As Últimas Horas As Primeiras Maldições
Corrente de Ouro O Livro Branco Perdido
Corrente de Ferro O Volume Negro da Morte
Corrente de Espinhos Os Pergaminhos Vermelhos da Magia
A Rainha Fugitiva O Herondale Perdido
O Herdeiro da Meia-Noite Nada Além de Sombras
Ascensão do Hotel Dumort O Mal Que Amamos
Salvando Raphael Santiago Reis e Príncipes Pálidos
A Queda do Hotel Dumort Língua Afiada
Próximos
Os Poderes Perversos
The Mortal Instruments (graphic novel)
Livros Complementares
O Códex dos Caçadores de Sombras
The Official Mortal Instruments Coloring Book
Adaptações
City of Bones: The Graphic Novel
As Peças Infernais (Mangá)
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Shadowhunters: The Mortal Instruments

Também no FANDOM

Wiki aleatória