FANDOM

Cidade das Cinzas
Cidade das Cinzas Capa
Informação
Autor(es)

Cassandra Clare

Artista da Capa Cliff Nielsen
Narrador

Natalie Moore

Data de
Lançamento
25 de Março de 2008 Eua-icone
20 de Abril de 2011 Brasil-icone
Editora Simon & Schuster
(Margaret K. McElderry)Eua-icone
Galera Record Brasil-icone
Nº de Páginas 464 Eua-icone
406 Brasil-icone
Capa

Clary Fray

Série
Os Instrumentos Mortais
 1  2  3  4  5  6
Cronologia
Precedido por
Cidade dos Ossos
Seguido por
Cidade de Vidro

Cidade das Cinzas é o segundo livro da série Os Instrumentos Mortais por Cassandra Clare.

Descrição

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é "normal" quando você é uma Caçadora de Sombras especializada em matar demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com seu melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que um simples "amigo". Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãr deles parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras, Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace.

Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se isso for verdade, qual seria seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode parar Valentim se Jace está disposto a trair tudo em que acredita para ajudar o pai?

Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do S=submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

Enredo

SPOILERS ABAIXO!

Prólogo: Fumaça e Diamantes

Na cobertura no 57º andar do Metropole em Manhattan, um jovem feiticeiro chamado Elias está se preparando para chamar o Demônio Maior Agramon para seu cliente, Valentim Morgenstern. Sem o conhecimento do menino, Valentim tem outros planos: após o ritual ser realizado com sucesso, o Demônio do Medo lê que o maior medo do próprio Elias é de um demônio escapando de seu pentagrama — um medo que o demônio traz a vida antes de continuar a matar o feiticeiro, com Valentim imaginando que pretende usar o sangue do menino. Valentim então fala com Agramon, dizendo-lhe que o mesmo terá de obedecê-lo já que ele possui o Cálice Mortal, e Agramon "se ajoelha" para ele em lealdade.

Parte Um: Uma Temporada no Inferno

A mãe de Clary Fray ainda não acordou. Jace, que foi expulso de casa por Maryse Lightwood, vai a um bar de lobisomens e inicia uma briga com a matilha local. Ele é salvo por Luke Garroway, que liga para Clary.

Os três vão até o Instituto e confrontam Maryse, que diz que a Inquisidora está vindo falar com Jace e ela está tentando poupá-lo. Quando a Inquisidora chega, ela o prende na Cidade dos Ossos. Clary, Isabelle e Alec vão tentar salvar Jace e achar que Valentine tinha invadido durante a noite e matado todos os Irmãos do Silêncio com o objetivo de pegar a Espada Mortal. Clary utiliza uma runa de abertura para explodir as dobradiças da porta da cela de Jace, e com Alec carregando Jace, que mal podia ficar de pé, els conseguiram ir embora.

Parte Dois: Os Portões do Inferno

Quando eles aparecem, o Inquisidor concorda em deixar Jace ficar com Magnus Bane, enquanto ele se recupera. Clary, Jace, Isabelle, Alec e Simon vão para o Reino das Fadas. Clary teria que ficar porque ela aceitou alimentos de Fadas através de um truque. Para escapar, ela teve que beijar apaixonadamente Jace, fazendo Simon fugir furioso quando eles saem do reino. Mais tarde, eles estão no Instituto quando Raphael aparece com um Simon quase morto, dizendo que ele irá se tornar um vampiro. Eles enterrar seu corpo e Simon renasce. Na casa de Luke, Maia Roberts, uma lobisomem, é atacada por um demônio, e Luke também é atacado pouco tempo depois. Eles vão atrás dos demônios, enquanto Jace vai visitar seu pai em um barco no rio. O Inquisidor aparece na manhã seguinte, alegando que Jace estava trabalhando com Valentim. Ela planejava ameaçar a vida de Jace a menos que Valentim devolvesse os Instrumentos Mortais. Claramente isso não funcionou, e Jace conseguiu dar saltos incrivelmente altos para fora da Configuração Malachi que ela montou.

No rio, Clary desenhou a runa de Destemor em Jace e foi levada por um demônio para o navio de seu pai. O barco foi cercado com Caçadores de Sombras. O Inquisidor acabou salvando a vida de Jace depois de ver a cicatriz em seu ombro. Ele vai mais fundo dentro do barco, mata o demônio de criação de medo, e dá seu sangue Simon para salvar sua vida. Clary inscreve uma runa no barco que faz o mesmo desmoronar, e eles descobrem que Simon é agora capaz de caminhar à luz do sol (por causa do sangue de anjo no sangue de Jace). Jace acaba sendo recebido de volta no Instituto pela mãe de Alec.

Parte Três: Dias de Ira

TBA

Clary vai visitar Simon, que lhe diz que prefere que continuem amigos do que arriscar perder o que eles têm. Clary volta para a casa de Luke e pede a ele para levá-la ao Instituto, onde ela esbarra em Jace enquanto ele está saindo para pegar comida do Taki's Dinner. Ela o acompanha até lá. Jace diz a ela que ele vai ser apenas seu irmão a partir daquele momento. Depois disso, Clary vai ao hospital para visitar sua mãe em coma, Jocelyn. Aqui ela conhece Maideleine, que conhecia sua mãe e disse que sabia como acordá-la.

Sumário

SPOILERS ABAIXO!

Valentim coloca em movimento o próximo passo no seu plano: reajustar a Espada Mortal de seráfica para demoníaca com o Ritual de Conversão Infernal. Com Agramon a seu serviço, ele arma para drenar o sangue de quatro jovens Seres do Submundo.

Os Lightwood retornam de Idris, junto com a Inquisidora Herondale, que tem um rancor contra Valentim e é inflexível em relação a confiar em Jace, quem todos eles agora sabem é filho de Valentim.

Jace e Clary permanecem em conflito sobre seus sentimentos um pelo outro. Clary namora brevemente Simon, mas a relação é complicada pelos sentimentos de Clary por Jace, e vice-versa — algo que pertuba ambos e que tentam negar um ao outro, considerando que eles agora sabem que são irmãos — que mais tarde se faz conhecido aos outros quando a Rainha Seelie obriga o par a compartilhar o beijo que Clary mais deseja.

Enquanto isso, Simon é transformado em um vampiro por Raphael Santiago. Valentim, em seguida, tem como alvo Simon e Maia, membro da matilha de Luke, sendo o vampiro e o lobisomem beneficiários de seu ritual. Com o resgate de Simon como prioridade de Clary, ela e os outros vão para o navio de Valentim, e em pouco tempo, a Inquisidora vem a seus sentidos e se junta à batalha contra o exército de Valentim. Simon e Maia são resgatados, e com uma runa criada através de sua habilidade especial com runas, Clary destrói o navio.

No final, Simon decide deixar Clary ir, enquanto Jace está determinado a ser apenas o irmão de Clary. Enquanto isso, uma mulher do passado de Jocelyn, Madeleine Bellefleur, encontra Clary e diz a ela que sabe como acordar sua mãe.

Capítulos

Prólogo: Fumaça e Diamantes
Parte 1: Uma Temporada no Inferno

  1. A Flecha de Valentim
  2. Hunter's Moon
  3. A Inquisidora
  4. O Cuco no Ninho
  5. Pecados dos Pais
  6. Cidade das Cinzas
  7. A Espada Mortal

Parte 2: Os Portões do Inferno

  1. A corte Seelie
  2. E a Morte não Terá Qualquer Autoridade
  1. Um Lugar Aprazível e Privado
  2. Fumaça e Aço
  3. A Hostilidade dos Sonhos
  4. Uma Tropa de Anjos Rebeldes

Parte 3: Dias de Ira

  1. Destemor
  2. O Dente da Serpente
  3. A Pedra do Coração
  4. A Leste do Éden
  5. Escuridão Visível
  6. Dies Irae

Epílogo

Personagens

Caçadores de Sombras

  • Clary Fray - a principal protagonista da série, Clary, embora criada como uma mundana, foi subitamente jogada no mundo dos Caçadores de Sombras após o desaparecimento de sua mãe.
  • Jace Morgenstern - Um dos Caçadores de Sombras mais talentosos de sua geração, Jace descobre que seu pai é Valentim Morgenstern, e que Clary, em quem Jace tinha acabado de manifestar interesse, é sua irmã.
  • Alec Lightwood - o Lightwood mais velho e parabatai de Jace; a sexualidade de Alec, que é desaprovada na sociedade Nephilim, e o relacionamento com Magnus Bane levantam questões para ele mesmo e sua família.
  • Isabelle Lightwood - a bela irmã mais nova de Alec, Isabelle é uma Caçadora de Sombras forte e feroz, bem como uma filha rebelde.
  • Valentim Morgenstern - o líder notório do Ciclo, pai de Clary e Jace, e marido de Jocelyn. Acreditado como estando morto há mais de uma década, Valentine revelou recentemente estar vivo, tramando a queda de Caçadores de Sombras e Seres do SUbmundo.
  • Jocelyn Fray - A mãe de Clary que se colocou em coma para evitar que Valentim pudesse obter respostas dela.
  • Maryse e Robert Lightwood - pais das crianças Lightwood e líderes do Instituto de Nova York.
  • Max Lightwood - o filho mais novo dos Lightwood, com nove anos de idade.
  • Imogen Herondale - a Inquisidora com uma vingança que correu para o Instituto de Nova York à fim de investigar o "filho" de Valentim.

Mundanos

  • Simon Lewis - o melhor amigo geek mundano de Clary, que inevitavelmente se junta a Clary e os Caçadores de Sombras por causa de seus sentimentos por ela.

Seres do Submundo

mais...

Galeria

Capas

Curiosidades

  • A capa original (agora encadernada) apresenta Clary Fray e a Ponte do Brooklyn. A capa repaginada (paperback) também apresenta Clary, dessa vez segurando uma estela enquanto está sentada no chão em frente a uma runa de Destemor.
  • O título se refere a Cidade do Silêncio depois de ser infiltrada por Agramon e Valentim Morgenstern. Eles assassinaram todos os Irmãos do Silêncio presentes e, como explicado pelos personagens, Caçadores de Sombras falecidos são geralmente queimados, suas cinzas utilizadas para fazer o mármore da Cidade, exalando um cheiro de fumaça e cinzas, que foi agravado pelo cheiro de seus corpos em decomposição. Após as suas mortes, o termo "cidade das cinzas" tornou-se morbidamente apropriado.
  • O livro é contado a partir de diferentes pontos de vista, nomeadamente: Clary, Jace, Simon, Maia, Alec, Isabelle, e brevemente no de Valentim.
  • "Cidade do Sangue" foi o título uma vez considerado para o livro.[1]

Referências

Crônicas dos Caçadores de Sombras de Cassandra Clare
Os Instrumentos Mortais
Cidade dos Ossos Cidade das Cinzas Cidade de Vidro
As Peças Infernais Os Artifícios das Trevas
Anjo Mecânico Dama da Meia-Noite
Príncipe Mecânico Senhor das Sombras
Princesa Mecânica Rainha do Ar e da Escuridão
As Últimas Horas As Primeiras Maldições
Corrente de Ouro O Livro Branco Perdido
Corrente de Ferro O Volume Negro da Morte
Corrente de Espinhos Os Pergaminhos Vermelhos da Magia
A Rainha Fugitiva O Herondale Perdido
O Herdeiro da Meia-Noite Nada Além de Sombras
Ascensão do Hotel Dumort O Mal Que Amamos
Salvando Raphael Santiago Reis e Príncipes Pálidos
A Queda do Hotel Dumort Língua Afiada
Próximos
Os Poderes Perversos
The Mortal Instruments (graphic novel)
Livros Complementares
O Códex dos Caçadores de Sombras
The Official Mortal Instruments Coloring Book
Adaptações
City of Bones: The Graphic Novel
As Peças Infernais (Mangá)
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Shadowhunters: The Mortal Instruments

Também no FANDOM

Wiki aleatória