FANDOM

O Cônsul (ou Consulesa) é o mais alto funcionário nomeado pela Clave.

Posição

Cada Cônsul é votado pelo Conselho, com o Cônsul anterior frequentemente tendo o poder de indicar quem será seu sucessor, recomendando ou discordando de uma nomeação. O cargo dura dez anos, apesar de poder ser retirado por votação ou falta de confiança.

O escritório do Cônsul está no Gard.[1] O Cônsul e sua família podem viver no Gard,[2] na residência fornecida em Idris,[3] ou na casa do Cônsul também fornecida em diferentes cidades.[4]

O cônsul usa vestes cerimoniais especiais para eles,[5][1] possivelmente vermelho cerimonial típico,[6] conforme a tradição dita dos Caçadores de Sombras.[7]

Deveres

O Cônsul é similar a um primeiro ministro – eles exercem pouco poder executivo, mas servem para presidir o Conselho, para aprovar seus votos, e para ajudar a interpretar a Lei para a Clave. Também servem como conselheiros para o Inquisidor, e devem ser mentores para que os líderes dos Institutos consultem.[2]

Além disso, junto ao Inquisidor, o Cônsul supervisiona os julgamentos presididos pelo Conselho.[8][1] O Cônsul também pode apontar um Caçador de Sombras como líder do Instituto – ou pelo menos influenciar na nomeação.[8][3]

Sua única fonte de poder é a autoridade de convocar reuniões do Conselho e de julgar disputas entre os Caçadores de Sombras.[2]

Cônsules Conhecidos

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Cidade do Fogo Celestial
  2. 2,0 2,1 2,2 O Códex dos Caçadores de Sombras
  3. 3,0 3,1 Princesa Mecânica
  4. "spoilers de Nada Além de Sombras"Cassandra Clare no Tumblr Eua-icone
  5. Princesa Mecânica (capítulo 22)
  6. Princesa Mecânica (capítulo 24)
  7. Cidade das Almas Perdidas; rima infantil dos Caçadores de Sombras
  8. 8,0 8,1 Príncipe Mecânico