FANDOM

O Cônsul (ou Consulesa) é o mais alto funcionário nomeado pela Clave. Cada Cônsul é votado pelo Conselho, com o Cônsul anterior frequentemente tendo o poder de indicar quem será seu sucessor, recomendando ou discordando de uma nomeação. O cargo dura dez anos, apesar de poder ser retirado por votação ou falta de confiança.

O Cônsul é similar a um primeiro ministro - eles exercem pouco poder executivo, mas servem para presidir o Conselho, para aprovar seus votos, e para ajudar a interpretar a lei para a Clave. Também servem como um conselheiro para o Inquisidor, e devem ser mentores para que os líderes dos Institutos consultem. Na verdade, sua única fonte de poder é a autoridade de convocar reuniões do Conselho e de julgar disputas entre os Caçadores de Sombras.[1] Além disso, junto ao Inquisidor, o Cônsul supervisiona os julgamentos presididos pelo Conselho. O Cônsul também pode apontar um Caçador de Sombras como líder do Instituto e decidir o próximo Inquisidor quando o atual morre.

Cônsules conhecidos

Curiosidades

  • O Cônsul possui trajes cerimoniais específicos,[2][3] provavelmente no vermelho cerimonial típico,[4] como dita a tradição.[5]

Referências